Aqui estarão registrados textos poéticos, ou não, selecionados por mim e pela simpatia, carinho de amigos. Alguns serão um atrevimento meu, tambores a ressoar neste espaço. E, se quiserem acusar alguém , acusem-me, por favor!
domingo, 10 de abril de 2011
Por Helena de Troia
Imagem de Cícero dias: Mulher na praia
Cícero Dias, o mais francês dos pintores brasileiros do século 20
Cicero Dias (Escada PE 1907 - Paris, França 2003) - O imaginário exuberante do nordeste brasileiro, a luminosidade do Brasil, a brisa do mar nos campos de cana-de-açúcar, as mulheres desejadas e a cultura popular carioca estão presentes na obra deste mestre da pintura.
O autoritarismo que germinava no Brasil o forçou a decidir pelo exílio voluntário em Paris, onde conheceu o pintor Pablo Picasso. A vida do brasileiro esteve cercada da mesma paixão que inspirou sua obra. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, ele arriscou a vida ao fazer chegar o poema "Liberté", de Paul Eluard, para a Inglaterra.
Acabada a guerra, Dias se instalou definitivamente em Paris. No entanto, fazia viagens freqüentes ao Brasil. Em 2002, participou do lançamento do livro "Cícero Dias - uma Vida pela Pintura", de Waldir Simões e Mario Hélio Lima. Cicero Dias morreu aos 95 anos em Paris, em 28 de janeiro de 2003. Seu corpo está enterrado no cemitério de Montparnasse, na capital francesa.
Modernismo Brasileiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa recordação, Elô!... Eu visitei o túmulo dele em Montparnasse, deu um trabalho danado pra achar, mas enfim encontrei, do ladinho de Samuel Beckett.
ResponderExcluir