domingo, 30 de dezembro de 2012

Um poema de Rita Magnano associado a um quadro impressionista


IMPACIÊNCIA

Marco as horas na esquina, impaciente.
A espera me deixa assim,
cinco minutos a mais e não suporto.
O tempo não pode perder-se.

Bato o pé, mexo no cabelo
olho ligeira pros cantos todos
estalo o pescoço, entrecruzo os dedos
remexo pra lá e pra cá.

Decido que não posso mais
te ligo, nervosa, mas a tecnologia se me nega
então olho o relógio, de novo,
e vou-me dali, irascível.

Na verdade, não sei o que fazer
meu plano era você,
que eu neguei por instantes apenas
quando deixi vir a amargura.

Mas, de fato, a quem disse não?
Boicoto-me, traio a mim mesma
afastando o que me faz feliz.

E agora, são as horas que me marcam
e não posso apartar-me de mim,
socorro!

Rita Magnano, in Travessia do Verso,pag.21

Quadro  : A espera-Jean Béraud

O tempo passa, as tecnologias mudam, mas os seres, pouco ou quase nada...(Elô)

5 comentários:

  1. Perfeito Elô. Associação mais do que aprovada. Esperamos ansiosas pelo Ano Novo. Lindo o verso em que ela diz "meu plano era você".

    ResponderExcluir
  2. Elô, que lindo, enobreceu o poema. Não era esse o quadro a que eu me referia não. Também não sei se ele está na exposição porque ainda não vi (preciso me apressar. Obrigada, querida.

    ResponderExcluir
  3. Helene, eu ainda preferi estes
    "Boicoto-me, traio a mim mesma
    afastando o que me faz feliz."


    Rita, que bom vc ter gostado de minha surpresa,Posso aprecer desligada, mas nunca me esqueço dos amigos.

    ResponderExcluir
  4. Elô, ficou excelente ler o poema olhando para o quadro. Perfeito mesmo. Virou um filme. As imagens são poderosas e mexem conosco. As palavras dão sentido à imaginação... Parabéns. Você mostrou na prática, de um modo muuto bonito e competente, como os escritos e alguém ganham vida nas mãos dos leitores. Ainda mais leitores-criadores como você. Especial este post! Abs, Newton

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Newton! Amo sentir um texto e depois projetá-lo assim!
    Valeu a visita e a gentileza!
    Abraços.
    Elô

    ResponderExcluir